O CEC – Centro de Estudos da Criança, hoje ENCONTRE-SE! há 36 anos voluntariamente contribui para uma sociedade inclusiva, justa aos direitos humanos e cidadania planetária.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E ECOLÓGICA DENTRO DA EMPRESA
Trabalhamos em um clima humano extensivo a todos os habitantes da organização – humanos e animais. Todas as pessoas com deficiência ou não são cuidados como pessoas de direitos e deveres. Um longo trabalho é desenvolvido com as famílias, base para que este trabalho possa avançar.
Nos anos 70 foi publicado o livro SOCIAL RESPONSABILITIES OF THE BUSINESSMAN escrito por Howard Bowen que foi o gatilho nos Estados Unidos para que as empresas iniciassem este olhar. O uso foi distorcido e nos anos 90 retoma de forma ampla.
A instituição CEC nasceu nos anos 70 e foi banhada com este compromisso desde o início de sua construção. Como qualquer empresa o valor lucrativo é significativo mas o olhar de uma empresa comprometida vai muito além do lucro mas mergulha no compromisso das transformações sociais.
Transformações estas que não ficam no papel ou no planejamento estratégico. São ações cotidianas dentro e fora da instituição com projetos sociais que não se limitam ao tempo do evento, mas se desdobram em documentos que podem realmente fazer a diferença neste país chamado Brasil!
Nos projetos sociais avançamos de tal forma que nosso pensar já foi e ainda é devidamente discutido em âmbito internacional nas redes de educadores e profissionais de saúde que também se comprometem com a cidadania planetária e cultura de paz.
Em pequenos atos há a preocupação com o planeta e crianças e jovens da instituição estão trabalhando sobre a cidadania planetária e estão criando o CANAL CEC. Trabalhamos com autistas, pessoas com deficiência e em conjunto com superdotados criam um clima de equidade muito rico onde para se conviver juntos precisamos APRENDER A SER, APRENDER A APRENDER E APRENDER A ESTAR EM GRUPO.
Mas, apesar dos 36 anos de instituição ainda há muito que fazer e estamos voltados à estrutura física para ampliação de projetos inclusivos voltados a complexidade humana.
RESPONSABILIDADE SOCIAL FORA DA EMPRESA
Vários projetos foram estruturados ao longo dos 36 anos de instituição sempre desenvolvidos em parcerias como Consulado da França, Educadores belgas e espanhóis, professores universitários. Toda a verba utilizada sai da própria contribuição dos profissionais atuantes.
Neste momento:
- REDE DE APOIO AS FAMÍLIAS DOS AUTISTAS
Todas as sextas feiras o diagnóstico do autista é realizado e as orientações iniciais são fornecidas pela EQUIPE CEC; - REDE SOCIAL DE ATENDIMENTOS
Toda família pode ter acesso aos serviços de qualidade CEC de forma adequada a sua renda familiar. O critério é a elegibilidade de famílias dentro do perfil financeiro e de movimento e desejo de construção. Não percebendo estas possibilidades um programa é desenvolvido para construção e formação de novos valores. - EVENTOS CIENTÍFICOS SOBRE AUTISMO
Preocupados com as diversas informações sobre autismo sem base epistemológica, ou seja, que marca a seriedade cientifica de trabalho, a instituição oferta anualmente um momento aberto e gratuito de reflexão. Em sua terceira edição a ESCOLA DE AUTISTAS desenvolve a cada ano uma apresentação dos progressos desenvolvidos com nossos autistas. Em parceria com universidades americanas e europeias a temática vem colaborando com a qualificação de professores e das famílias. - EVENTOS CIENTIFICOS SOBRE SUPERDOTAÇÃO
Há mais de dez milhões de superdotados sem atendimento adequado no Brasil. Baseado na tese original de Rosa Prista um grupo de pesquisas vem trabalhando para que a temática não se perca ao longo da história.
A questão do superdotado merece destaque porque estamos perdendo muitos líderes em uma sociedade que não visualiza a necessidade de focar e perceber com cuidado o movimento de morte da nossa infância e dos nossos jovens.
Encontros anuais também são realizados com parcerias nacionais e internacionais para avançarmos no cuidado e guarda destas pessoas.