Em atividade há 30 aos, o CEC – Centro de Estudos da Criança é uma empresa especializada na prestação de serviços de saúde e educação. Nossa equipe se dedica a cuidar das pessoas com atendimento humanizado aliado a um profundo conhecimento técnico-científico.

Temos como prioridade promover e disseminar qualidade de vida e bem-estar.

Contamos com um grupo interdisciplinar altamente capacitado, que analisa e desenvolve projetos de desenvolvimento humano dentro dos novos paradigmas científicos, propondo intervenções que venham a qualificar e potencializar o indivíduo. Todos os nossos profissionais possuem pós-graduação e formação em cursos internos do próprio CEC.

Com abrangência em todo o Estado do Rio de Janeiro, nosso trabalho é desenvolvido em hospitais, clínicas ou domicílio. As jornadas de trabalho que incluem atendimento aos sábados e domingos.

Histórico

1982
Fundado pela educadora Rosa M. Prista, o CEC iniciou suas atividades em 1982 como centro de informação e atualização ao professor sobre o desenvolvimento infantil. Com o apoio de Iracema Meireles, educadora e fonoaudióloga, construiu e consolidou uma prática profunda e científica na educação. Em apenas um ano, o projeto alcançou outros setores: clínico, comunitário e de pesquisa.

1986
O CEC deu ênfase à integração psicomotora em todos os seus trabalhos, formulando novas concepções científicas a partir da formação profissional com Françoise Desobeau, na época membro do Instituto Alfred Binet em Paris. Estudos Junguianos foram representativos nessa fase.

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Dra Rosa PristaFundadora do CEC/ENCONTRE-SE!
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Primeiro cliente CEC

1991
Rosa M. Prista recebe uma homenagem internacional, na Fundação Mensa (Holanda) pelo estudo sobre Superdotados e Psicomotricidade, tema de tese de mestrado. O trabalho se destacou pela ação criativa e intervenção social, sendo aclamado por educadores em diferentes partes do mundo.

Durante a visita à Europa, Rosa inicia contato com o Dr. Manuel Sérgio Vieira e Cunha, criador da ciência da Motricidade Humana. Um estágio da educadora em Stuttgart, na Alemanha,deflagrou uma série de mudanças significativas na prática clínica e educacional da instituição.

1994
Introdutora das ideias do pedagogo francês Célestin Freinet no Brasil, a Dra. Flaviana Granzotto assiste a uma palestra de Rosa em Santa Catarina e fica impressionada com suas propostas e trabalho. Elas passam a se corresponder e colaborar diretamente nas fundamentações científicas do CEC.

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Premiação na Holanda - 1991

2000
Reescrevendo a história institucional do CEC, são criados os Programas de Desenvolvimento, uma síntese de todas as contribuições metodológicas agregadas ao centro desde a sua criação. Esta releitura do trabalho em educação e saúde foi impulsionado por estudos em Stuttgart na Alemanha onde a convivência com pessoas com deficiência mental e doenças mentais foram decisivas.

De 2001 a 2003

– O CEC se torna centro formador de psicomotricistas e referência em metodologia sistêmica. Várias campanhas são implementadas para impedir que as famílias busquem a medicalização no cuidado com crianças e jovens hiperativas.

– Nesse mesmo período, a Sociedade Internacional de Motricidade Humana homenageou o trabalho do CEC e também o ineditismo das atividades desenvolvidas pelo Grupo Poesia em Movimento.

– O Conselho Regional de Psicologia homenageia Rosa M. Prista pelo destaque na área de Direitos Humanos.

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Dra Flaviana Granzotto e seu esposo GranzottoIntrodutora das idéias de Freinet no SUL do Brasil EXERCEU GRANDE INFLUENCIA NO PENSAMENTO INSTITUCIONAL

2004
Depois de 20 anos de pesquisas, foram documentados esses programas e sua constituição na tese doutoral: “A Desumanização do Ser nas Escolas de Educação Especial. Um Estudo a Partir da Motricidade Humana”, defendida nos EUA pela Dra. Rosa M. Prista. O trabalho foi publicado na Bienal do Livro de 2009 – Rio Centro – Rio de Janeiro, sob o título: Deficiência Mental ao Espelho. A Humanização do Ser Através da Psicomotricidade. É um livro que denuncia o empobrecimento de jovens portadores de deficiência Mental e suas famílias por meio de ações educacionais empobrecedoras. O estudo propõe um trabalho neuropsicológico voltado à recuperação da saúde da pessoa portadora de deficiência e de sua família.

2006
Dra. Rosa recebe o título de especialista em Psicopedagogia pelo CRP-R, por sua inicial introdução do tema nos espaços do Conselho Regional de Psicologia, por produção científica e contato permanente com os estudos da psicopedagoga argentina Alicia Fernandez.[R3]

2007
A Dra. Rosa recebe o título de especialista em Neuropsicologia pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia). E uma nova vertente se estabelece no CEC: o estudo de bioquímica cerebral e qualidade de vida. São desenvolvidos estudos nutricionais e motricidade humana. Pontes com a Homeopatia e a Acupuntura marcam um olhar sistêmico e uma prática transdisciplinar.

2012
– Em 28 de fevereiro, o CEC chega aos 31 anos de serviços sociais e científicos, não só atendendo à comunidade do Méier, mas às comunidades nacional e internacional.

– Ao completar 31 anos de existência sua fundadora se mantém à frente na supervisão de todos os trabalhos integrando toda esta trajetória na Metodologia Sistêmica, na qual aPedagogia Freinet e a Motricidade Humana estão integradas.

– Uma equipe de acadêmicos de Psicologia, Fisioterapia, Pedagogia, Biomedicina, Musicoterapia, Psicopedagogia, Pedagogia e Educação Física (que no CEC recebe o nome de Motricidade Humana)lotam o espaço. São acadêmicos de diversas universidades e profissionais em busca de qualificação.

– O trabalho do CEC influencia socialmente o olhar sobre o autismo, criando os 14 ítens de renovação paradigmática na área e realizando pontes científicas com universidades americanas. É fundada a Escola de Autistas do Rio de Janeiro, espaço de investigação e estudos.

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Professor Sidirley de Jesus BarretoIn memoriam , irmão,amigo inestimável e influenciador de novas idéias

2015
O Centro de Estudos da Criança cria o Ceptese (Centro de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares em Educação, Saúde e Esporte) e núcleos de pesquisa se estruturam na área da Motricidade Humana e Neurociências; Autismo, aprendizagem e desenvolvimento e Ser Atleta – intervenção neuropsicológica na área do esporte. Assim, com evidências científicas, o CEC organiza o Setor de Diagnóstico e desenvolve um olhar simples, profundo e científico capaz de compreender o ser humano em suas diferentes manifestações.

2016
– O CEC inicia uma revolução em seu espaço físico e cientifico trabalhando para se tornar referência mundial no diagnóstico, orientação e recuperação da aprendizagem e desenvolvimento humano.

– É lançada a publicação Triskel – Revista Cientifica Internacional de Motricidade Humana e Psicomotricidade,voltada ao setor de pós-graduação e à formação institucional. A revista oferece recursos técnicos para a fundação da Sociedade Internacional de Pesquisadores em Motricidade Humana e Psicomotricidade onde profissionais nacionais e internacionais dialogam pesquisas que permitam o avançar no trabalho do bebê ao idoso.

2017
– A empresa passa a pertencer ao BNI – Business Network International – 2Connect, que é uma organização internacional de referências de negócios, fundada por Ivan Misner.

– O CEC amplia sua plataforma de atuação implementando serviços de saúde em outras localidades do Estado do Rio de Janeiro.

– Une-se às empresas Acessium eCode4All e funda a Consultoria Com Sentido.

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Rosa PristaApresenta a instituição no BNI - 2 connect
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Consultoria COM SENTIDO
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Consultoria COM SENTIDO

Missão, Visão e Valores

Missão

Promoção de desenvolvimento e aprendizagem do bebê ao idoso dentro de uma perspectiva sistêmica onde a complexidade humana é respeitada em suas diversas dimensões: física, cognitiva, relacional, afetivo-emocional;.

Manter a atualidade científica nos diversos setores de aplicabilidade da metodologia sistêmica: educação – saúde – esporte;

Manter viva a intencionalidade, a dignidade,a integridade física, psíquica e social dos clientes mediando ações educacionais e terapêuticas que devolvam ao ser humano a sua capacidade de construir sua história com qualidade de vida;

Promover mediações frente a situações de risco garantindo os direitos humanos fundamentais;

Visão
  •  Tornar-se referência internacional no atendimento transdisciplinar em saúde  em 2018;
  • Tornar-se referência internacional  no cuidado dos jovens atletas em 2020;
  • Tornar-se referência brasileira no atendimento a capacitação de equipes de escolas e empresas em 2019;
Valores

Ética, diversidade, doação, respeito, afetividade, comunicação, transparência, comprometimento, cooperação, pluralidade, qualidade, trabalho em equipe.

A empresa calcada na filosofia da Motricidade Humana funda seus serviços em uma visão de homem empreendedor que por estar sintonizado consigo percebe as suas necessidades e vai buscar a completude destas faltas. Após satisfeito em suas próprias necessidades olha em torno e é capaz de ampliar vínculos intersubjetivos, ampliar seus canais de comunicação e ampliar o uso de seu potencial de inteligência em projetos coletivos.

Não temos soluções mágicas, rápidas ou infalíveis, mas temos movimento para curto, médio e longo prazo para procurar caminhos e encontrar soluções mediante ações que mantenham viva a intencionalidade de cada cliente.

Nossos Objetivos
  • Geral: Difundir a metodologia sistêmica, na promoção do desenvolvimento e aprendizagem do bebê ao idoso no campo da educação, saúde e esporte transformando paradigmas científicos e garantindo os direitos humanos fundamentais;
  • Específicos: Promover  atendimento clínico personalizado de alta qualidade, com comprovação e controle cientifico de resultados;
  • Proporcionar de serviços preventivos customizados de alto padrão, promotores de desenvolvimento e aprendizagem;
  • Oferecer palestras, cursos de atualização, oficinas,  cursos de formação e pós graduação voltados a aprendizagem e desenvolvimento humano numa perspectiva sistêmica de alta qualidade teórico-prática;
  • Elaborar, coordenar e executar projetos sociais e sócio-ambientais que proporcionem  a inclusão nas diversas esferas da vida;
  • Elaborar e executar projetos vinculados a escolarização de pessoas – crianças, adolescentes, adultos e idosos – que não foram oportunizadas pela escolaridade formal , criando um espaço pedagógico diferenciado que promova o desenvolvimento real de suas potencialidades;
  • Assessorar escolas, empresas, secretarias de educação e saúde implementando a metodologia sistêmica.
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