Em atividade há 30 aos, o CEC – Centro de Estudos da Criança é uma empresa especializada na prestação de serviços de saúde e educação. Nossa equipe se dedica a cuidar das pessoas com atendimento humanizado aliado a um profundo conhecimento técnico-científico.
Temos como prioridade promover e disseminar qualidade de vida e bem-estar.
Contamos com um grupo interdisciplinar altamente capacitado, que analisa e desenvolve projetos de desenvolvimento humano dentro dos novos paradigmas científicos, propondo intervenções que venham a qualificar e potencializar o indivíduo. Todos os nossos profissionais possuem pós-graduação e formação em cursos internos do próprio CEC.
Com abrangência em todo o Estado do Rio de Janeiro, nosso trabalho é desenvolvido em hospitais, clínicas ou domicílio. As jornadas de trabalho que incluem atendimento aos sábados e domingos.
Histórico
1982
Fundado pela educadora Rosa M. Prista, o CEC iniciou suas atividades em 1982 como centro de informação e atualização ao professor sobre o desenvolvimento infantil. Com o apoio de Iracema Meireles, educadora e fonoaudióloga, construiu e consolidou uma prática profunda e científica na educação. Em apenas um ano, o projeto alcançou outros setores: clínico, comunitário e de pesquisa.
1986
O CEC deu ênfase à integração psicomotora em todos os seus trabalhos, formulando novas concepções científicas a partir da formação profissional com Françoise Desobeau, na época membro do Instituto Alfred Binet em Paris. Estudos Junguianos foram representativos nessa fase.
1991
Rosa M. Prista recebe uma homenagem internacional, na Fundação Mensa (Holanda) pelo estudo sobre Superdotados e Psicomotricidade, tema de tese de mestrado. O trabalho se destacou pela ação criativa e intervenção social, sendo aclamado por educadores em diferentes partes do mundo.
Durante a visita à Europa, Rosa inicia contato com o Dr. Manuel Sérgio Vieira e Cunha, criador da ciência da Motricidade Humana. Um estágio da educadora em Stuttgart, na Alemanha,deflagrou uma série de mudanças significativas na prática clínica e educacional da instituição.
1994
Introdutora das ideias do pedagogo francês Célestin Freinet no Brasil, a Dra. Flaviana Granzotto assiste a uma palestra de Rosa em Santa Catarina e fica impressionada com suas propostas e trabalho. Elas passam a se corresponder e colaborar diretamente nas fundamentações científicas do CEC.
2000
Reescrevendo a história institucional do CEC, são criados os Programas de Desenvolvimento, uma síntese de todas as contribuições metodológicas agregadas ao centro desde a sua criação. Esta releitura do trabalho em educação e saúde foi impulsionado por estudos em Stuttgart na Alemanha onde a convivência com pessoas com deficiência mental e doenças mentais foram decisivas.
De 2001 a 2003
– O CEC se torna centro formador de psicomotricistas e referência em metodologia sistêmica. Várias campanhas são implementadas para impedir que as famílias busquem a medicalização no cuidado com crianças e jovens hiperativas.
– Nesse mesmo período, a Sociedade Internacional de Motricidade Humana homenageou o trabalho do CEC e também o ineditismo das atividades desenvolvidas pelo Grupo Poesia em Movimento.
– O Conselho Regional de Psicologia homenageia Rosa M. Prista pelo destaque na área de Direitos Humanos.
2004
Depois de 20 anos de pesquisas, foram documentados esses programas e sua constituição na tese doutoral: “A Desumanização do Ser nas Escolas de Educação Especial. Um Estudo a Partir da Motricidade Humana”, defendida nos EUA pela Dra. Rosa M. Prista. O trabalho foi publicado na Bienal do Livro de 2009 – Rio Centro – Rio de Janeiro, sob o título: Deficiência Mental ao Espelho. A Humanização do Ser Através da Psicomotricidade. É um livro que denuncia o empobrecimento de jovens portadores de deficiência Mental e suas famílias por meio de ações educacionais empobrecedoras. O estudo propõe um trabalho neuropsicológico voltado à recuperação da saúde da pessoa portadora de deficiência e de sua família.
2006
Dra. Rosa recebe o título de especialista em Psicopedagogia pelo CRP-R, por sua inicial introdução do tema nos espaços do Conselho Regional de Psicologia, por produção científica e contato permanente com os estudos da psicopedagoga argentina Alicia Fernandez.[R3]
2007
A Dra. Rosa recebe o título de especialista em Neuropsicologia pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia). E uma nova vertente se estabelece no CEC: o estudo de bioquímica cerebral e qualidade de vida. São desenvolvidos estudos nutricionais e motricidade humana. Pontes com a Homeopatia e a Acupuntura marcam um olhar sistêmico e uma prática transdisciplinar.
2012
– Em 28 de fevereiro, o CEC chega aos 31 anos de serviços sociais e científicos, não só atendendo à comunidade do Méier, mas às comunidades nacional e internacional.
– Ao completar 31 anos de existência sua fundadora se mantém à frente na supervisão de todos os trabalhos integrando toda esta trajetória na Metodologia Sistêmica, na qual aPedagogia Freinet e a Motricidade Humana estão integradas.
– Uma equipe de acadêmicos de Psicologia, Fisioterapia, Pedagogia, Biomedicina, Musicoterapia, Psicopedagogia, Pedagogia e Educação Física (que no CEC recebe o nome de Motricidade Humana)lotam o espaço. São acadêmicos de diversas universidades e profissionais em busca de qualificação.
– O trabalho do CEC influencia socialmente o olhar sobre o autismo, criando os 14 ítens de renovação paradigmática na área e realizando pontes científicas com universidades americanas. É fundada a Escola de Autistas do Rio de Janeiro, espaço de investigação e estudos.
2015
O Centro de Estudos da Criança cria o Ceptese (Centro de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares em Educação, Saúde e Esporte) e núcleos de pesquisa se estruturam na área da Motricidade Humana e Neurociências; Autismo, aprendizagem e desenvolvimento e Ser Atleta – intervenção neuropsicológica na área do esporte. Assim, com evidências científicas, o CEC organiza o Setor de Diagnóstico e desenvolve um olhar simples, profundo e científico capaz de compreender o ser humano em suas diferentes manifestações.
2016
– O CEC inicia uma revolução em seu espaço físico e cientifico trabalhando para se tornar referência mundial no diagnóstico, orientação e recuperação da aprendizagem e desenvolvimento humano.
– É lançada a publicação Triskel – Revista Cientifica Internacional de Motricidade Humana e Psicomotricidade,voltada ao setor de pós-graduação e à formação institucional. A revista oferece recursos técnicos para a fundação da Sociedade Internacional de Pesquisadores em Motricidade Humana e Psicomotricidade onde profissionais nacionais e internacionais dialogam pesquisas que permitam o avançar no trabalho do bebê ao idoso.
2017
– A empresa passa a pertencer ao BNI – Business Network International – 2Connect, que é uma organização internacional de referências de negócios, fundada por Ivan Misner.
– O CEC amplia sua plataforma de atuação implementando serviços de saúde em outras localidades do Estado do Rio de Janeiro.
– Une-se às empresas Acessium eCode4All e funda a Consultoria Com Sentido.
Missão, Visão e Valores
Promoção de desenvolvimento e aprendizagem do bebê ao idoso dentro de uma perspectiva sistêmica onde a complexidade humana é respeitada em suas diversas dimensões: física, cognitiva, relacional, afetivo-emocional;.
Manter a atualidade científica nos diversos setores de aplicabilidade da metodologia sistêmica: educação – saúde – esporte;
Manter viva a intencionalidade, a dignidade,a integridade física, psíquica e social dos clientes mediando ações educacionais e terapêuticas que devolvam ao ser humano a sua capacidade de construir sua história com qualidade de vida;
Promover mediações frente a situações de risco garantindo os direitos humanos fundamentais;
- Tornar-se referência internacional no atendimento transdisciplinar em saúde em 2018;
- Tornar-se referência internacional no cuidado dos jovens atletas em 2020;
- Tornar-se referência brasileira no atendimento a capacitação de equipes de escolas e empresas em 2019;
Ética, diversidade, doação, respeito, afetividade, comunicação, transparência, comprometimento, cooperação, pluralidade, qualidade, trabalho em equipe.
A empresa calcada na filosofia da Motricidade Humana funda seus serviços em uma visão de homem empreendedor que por estar sintonizado consigo percebe as suas necessidades e vai buscar a completude destas faltas. Após satisfeito em suas próprias necessidades olha em torno e é capaz de ampliar vínculos intersubjetivos, ampliar seus canais de comunicação e ampliar o uso de seu potencial de inteligência em projetos coletivos.
Não temos soluções mágicas, rápidas ou infalíveis, mas temos movimento para curto, médio e longo prazo para procurar caminhos e encontrar soluções mediante ações que mantenham viva a intencionalidade de cada cliente.
- Geral: Difundir a metodologia sistêmica, na promoção do desenvolvimento e aprendizagem do bebê ao idoso no campo da educação, saúde e esporte transformando paradigmas científicos e garantindo os direitos humanos fundamentais;
- Específicos: Promover atendimento clínico personalizado de alta qualidade, com comprovação e controle cientifico de resultados;
- Proporcionar de serviços preventivos customizados de alto padrão, promotores de desenvolvimento e aprendizagem;
- Oferecer palestras, cursos de atualização, oficinas, cursos de formação e pós graduação voltados a aprendizagem e desenvolvimento humano numa perspectiva sistêmica de alta qualidade teórico-prática;
- Elaborar, coordenar e executar projetos sociais e sócio-ambientais que proporcionem a inclusão nas diversas esferas da vida;
- Elaborar e executar projetos vinculados a escolarização de pessoas – crianças, adolescentes, adultos e idosos – que não foram oportunizadas pela escolaridade formal , criando um espaço pedagógico diferenciado que promova o desenvolvimento real de suas potencialidades;
- Assessorar escolas, empresas, secretarias de educação e saúde implementando a metodologia sistêmica.