CEPTESE – Centro de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares em educação, saúde e esporte.
Um espaço transformador de paradigmas calcado no pensamento complexo.
É um espaço de exploração de novos conceitos e metodologias sobre a Visão de Homem, sobre a Ciência, sobre a Aprendizagem e sobre o Desenvolvimento Humano a partir de conceitos pertinentes a uma nova maneira de analisar o mundo que permita cuidar do Homem em sua complexidade.É formado por docentes e profissionais técnicos de diversas instituições. Agregam as diversas vertentes na compreensão da complexidade humana, refutando o excesso no uso de medicações e optando por tratamentos naturais de base francesa e chinesa, rompendo antigos mas atuais paradigmas cartesianos com vista a novas metodologias e tecnologias.
O CEPTESE– Centro de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares é um centro que reune profissionais das mais diversas áreas – docentes e discentes das áreas de Biomedicina – Biologia – Psicologia – Psicomotricidade – Medicina -Pedagogia – Fisioterapia -Educação Física – Fonoaudiologia que pensam a Educação, Saúde e Esporte sob novos paradigmas. Superado o cartesianismo de nossos serviços de saúde e a forma simplista como construímos profissionais de educação e saúde a equipe sempre aberta e flexível estuda, constrói projetos de pesquisa e os coloca em prática num exercício intenso de circulação de conhecimento. Os resultados obtidos são enviados a (re)construção de nossas pós graduações.
Sua missão é preparar os profissionais com bases científicas que possam promover mudanças significativas na educação – saúde e esporte
A inauguração aconteceu na UCB em 2015 mantendo-se neste espaço até 2016. Toda a idealização, construção e transformação das idéias cientificas aconteceu de forma interdisciplinar . Hoje ele está no local de origem deste projeto, no CEC – Méier.
Linhas de Trabalho
1- Autismo, aprendizagem e desenvolvimento: em desenvolvimento de novas metodologias de atuação com o autista, sua família e escola.
Aqui focamos a origem do autismo em contato com pesquisadores internacionais, construímos metodologias que permitam a evolução de autistas em qualquer idade sempre com suas famílias permitindo um diferencial nesta área.
I Encontro - Autismo Políticas Públicas
II Encontro - Autismo e Políticas Públicas
A família que narra os vinte anos de acompanhamento de seu filho. profissionais, família e muito estudo cientifico. Hoje Leonardo Jesus é profissional premiado em seu trabalho. Depois de uma mudança no diagnóstico inicial, da atuação da equipe e o compromisso familiar em cada etapa conquistada hoje festejamos um rapaz rumo a universidade.
Esta é uma das histórias de sucesso que estão sendo escritas e serão publicadas por este setor.
2- Motricidade Humana e Neurociências
Aqui focamos o estudo e a guarda da obra de Manuel Sérgio Vieira e Cunha que criou a Motricidade Humana refutando o termo Educação Física pois entende que este profissional não trabalha com físicos mas com Homens. Mal compreendido por muitos que pensam que ele rejeita a educação física esta linha mantém o pensamento original deste filósofo possibilitando que outras áreas como Psicologia e Fisioterapia repensem seus objetos epistemológicos.
Participam do CEPTESE duas personalidades internacionais
Recebemos grande contribuição de Anna Feitosa por nossa passagem em Portugal.
3- Superdotados frente ao século XXI
O CEPTESE vem desenvolvendo uma pesquisa junto as escolas na compreensão do aluno superdotado nas atuais metodologias de ensino. Aliado ao trabalho da COM SENTIDO vem trabalhando em pesquisa internacional junto a REDE REINEVA .
REINEVA, Rede Internacional de Investigação, Intervenção e Avaliação nas Altas Capacidades Intelectuais, integra um grupo de especialistas interessados em estudar as altas capacidades intelectuais/ sobredotação. Foi fundada durante as I Jornadas Internacionais sobre Panorâmica na Intervenção nas Altas Capacidades Intelectuais, realiadas em fevereiro de
2012 na Universidade de La Laguna (ULL).
O CEC faz parte do CONBRAS – Conselho Nacional de Superdotação e do Comitê Internacional de Superdotação.